Artigo | 08/12/2014

Divulgando segurança pelo exemplo e com credibilidade

Credibilidade: Característica de quem consegue ou conquista a confiança de alguém, qualidade do que é confiável.

Nos dias atuais quando a credibilidade é uma característica tão difícil de ser encontrada nas pessoas (e principalmente nos nossos dirigentes e governantes), é oportuno falarmos sobre como motivar as nossas equipes, a trabalharem de forma segura, através da divulgação e conscientização da atitude de segurança, com o auxilio de slogans, campanhas educativas e principalmente através do exemplo.

Frases de segurança estampadas em cartazes, camisetas e faixas espalhadas pelos locais de trabalho, constituem importante instrumento de comunicação e formação dos trabalhadores, desde que, a alta direção (que é quem fala em nome da empresa) tenha a confiança e o crédito dos trabalhadores sobre os seus reais propósitos.

Os trabalhadores percebem o grau de comprometimento da alta direção com a segurança, mais pelo exemplo dado, do que por políticas estabelecidas ou slogans de campanhas de segurança.

A credibilidade dos gerentes que é construída com muito esforço ao longo do tempo é rapidamente perdida (e dificilmente recuperada) se for ordenado aos trabalhadores que as práticas pró-segurança sejam deixadas temporariamente de lado quando a produção precisa ser acelerada para entregar um pedido a tempo.

Os trabalhadores recém-contratados, principalmente os mais jovens, são particularmente influenciados pelo exemplo das atitudes dos superiores e de pessoas mais experientes, pois, entram no local de trabalho vindos de uma estrutura social que dá muita importância a ousar e assumir riscos.

Esses novos trabalhadores observam os supervisores e colegas mais experientes para determinar quais são os tipos de comportamento de trabalho são realmente respeitados.

Se os seus superiores e colegas observam as normas estabelecidas, adotam praticas seguras e fazem uso dos equipamentos de segurança recomendados, os mais novos também irão adotar esse comportamento. Se por outro lado, percebem que seus colegas ignoram os princípios básicos de segurança, os jovens trabalhadores irão adotar um comportamento inapropriado desde o início, jamais levando a segurança e saúde a sério.