Notícias |14/09/2015


Pesquisadores alertam para os riscos da sílica presente no Silestone

O Silestone é um composto constituído por 94% de quartzo natural (sílica) e que vem sendo utilizado na decoração de residências, em bancadas e pias.

Texto elaborado por pesquisadores da Fundacentro alerta sobre os riscos da exposição a altos níveis de sílica decorrente da produção e acabamento do Silestone. O produto apesar de ser material atraente pelas suas múltiplas possibilidades de utilização, e por oferecer uma superfície não porosa e altamente resistente a manchas, apresenta grande porcentagem de quartzo na sua constituição.

Recentemente, foram relatados casos de silicose em trabalhadores de marmorarias, lidando com corte e acabamento de Silestone. A silicose é uma forma de pneumoconiose causada pela inalação de finas partículas de sílica cristalina e caracterizada por inflamação e cicatrização em forma de lesões nodulares nos lóbulos superiores do pulmão.

Para saber mais sobre a silicose e as recomendações da NR-15 para o trabalho envolvendo poeiras minerais, veja o Dialogo Diário de Segurança (DDS) – Silicose, disponível em: http://fazerseguranca.com/documentos/dds/DDS_Silicose.pdf

Fonte:http://www.fundacentro.gov.br/noticias/