- 07/04/2015 por Decio Wertzner
Indicadores de Segurança Proativos
Chamamos de indicadores proativos aqueles que são capazes de detectar ou medir resultados ou impactos negativos em fases suficientemente precoces, com o objetivo de gerar informações que levem a ações que eliminem ou controlem os riscos.
Os indicadores proativos devem portanto, permitir a antecipação de ocorrências indesejáveis e possibilitando que medidas de controles sejam implementadas antes da ocorrência de acidentes.
Exemplo de Indicadores Proativos
INSPEÇÕES DE SEGURANÇA (Predial, Veículos, Ferramentas, Turmas, Instalações etc): Nº de inspeções realizadas / Nº de inspeções planejadas
QUANTIDADE DE NÃO CONFORMIDADES DETETADAS: Nº de não conformidades detectadas /Nº de inspeções realizadas.
PRELEÇÕES DE SEGURANÇA/DDS REALIZADOS: Nº de pessoas que participaram das preleções / Nº de pessoas que deveriam participar.
RELATÓRIO DE PERIGO COMUNICADOS (Registrados em formulários específicos, investigados, analisados e registrados em banco de dados): Nº de RP comunicados /Nº de RP previstos.
AÇÕES CORRETIVAS E/OU PREVENTIVAS DECORRENTESDE ACIDENTES, INSPEÇÕES, RELATO DE PERIGO E AUDITORIAS DE SEGURANÇA: Nº de ações executadas no prazo / Nº de ações planejadas.
HORAS HOMENS TREINADOS: Nº de pessoas previstas/Noº de pessoas treinadas.
EXAMES PERIÓDICOS DE SAÚDE (De acordo com cronograma prevista pela área de saúde): Nº de pessoas que realizaram o EPS/Nº previsto.
Os Indicadores de desempenho de segurança permitem que a empresa planeje, avalie e controle o desempenho do seu sistema de gestão de segurança, servindo para o estabelecimento ou a revisão de políticas empresariais.
Decio Wertzner – Fazer Segurança – abril/2015.