- 07/08/2018 por Decio Wertzner
Como determinar as causas aparentes de um acidente do trabalho
Vimos no artigo anterior que causa aparente de um acidente do trabalho são as causas mais óbvias da ocorrência evidenciadas em uma primeira análise, enquanto causa raiz são as condições iniciadoras que possibilitam o surgimento de todos os outros fatores relacionados ao evento adverso.
Uma das ferramentas de análise mais utilizadas para determinar as causas aparentes de um acidente de trabalho é o diagrama de causa e efeito.
Essa ferramenta, que também é conhecida por diagrama de Ishikawa, permite a organização das informações possibilitando a identificação das possíveis causas do problema (causas aparentes ou causas imediatas).
O diagrama de Ishikawa analisa as possíveis contribuições para o acidente, provenientes de seis fatores: material, maquina, medida, meio ambiente, mão de obra e método, os 6M.
Mão de obra – representa as pessoas e suas ações que possam ter contribuído para a ocorrência do acidente.
Máquina – todo equipamento elétrico, mecânico ou eletrônico que possa ter provocado, ou esteja relacionado ao acidente inclusive ferramentas.
Medida – medições e avaliações quantitativas de dimensão tais como: volume, temperatura, velocidade, etc. que podem estar envolvidas com o acidente.
Material – material de consumo empregado para: executar as tarefas, material de higiene e limpeza, combustível, pneus, gases, eletrodos e que possam estar direto ou indiretamente relacionados com o acidente.
Meio Ambiente – ambiente físico onde ocorreu o acidente, incluindo prédios, escadas, salas etc.
Método – normas, procedimentos, instruções, regulamentos etc.
Procedimentos para a análise do acidente:
a) Defina o efeito (acidente) de maneira clara e concisa.
b) Defina as categorias principais de possíveis causas, os seis fatores devem ser analisados, sem que deva haver necessariamente contribuição de todos eles.
c) Inicie a elaboração do diagrama, definindo o efeito (acidente) num retângulo no lado direito, colocando as categorias principais como “alimentadores” do retângulo do efeito.
d) Desenvolva a análise do diagrama de forma criteriosa, escrevendo as causas segundo seus níveis.
e) Selecione um pequeno número de causas, que exercem uma grande influência sobre o efeito e que requerem mais ações, e que servirão de base para aplicação de outras ferramentas para a determinação da causa raiz.
Veja no nosso próximo artigo, como determinar a causa raiz de um acidente do trabalho.
Decio Wertzner – Fazer Segurança – agosto/2018.