Menu

Análise de Acidentes Através do Método de Árvore de Causas

Outubro/2019

  • Home
  • Artigos
  • Análise de Acidentes Através do Método de Árvore de Causas

Análise de Acidentes Através do Método de Árvore de Causas

A Arvore de Causas é um método de análise de acidentes que busca a atingir dois objetivos principais:

1. Permitir a pesquisa dos elementos característicos do acidente, e

2. Identificar situações de risco presentes no ambiente de trabalho, visando sua eliminação ou mitigação.

O conceito básico aplicado é o de variação ou desvio, que pode ser entendido como uma não conformidade e que tem relação direta com o acidente, podendo ser também aplicada aos incidentes ou quase acidentes.

São quatro os componentes da Árvore das Causas: Indivíduo (I), Tarefa (T), Material (M), Meio de Trabalho (MT).

O acidente se constitui no evento final de uma série de não conformidades ou variações dos componentes do sistema, ocorridas durante a realização de uma atividade pela vítima.

As variações ocorridas nos componentes do sistema são apresentadas graficamente na forma de um diagrama, que auxilia na interpretação e compreensão dos fatos, permitindo a identificação das falhas e busca das soluções ou medidas de mitigação de risco.

A investigação pelo método da árvore de causas consiste em montar um quadro de eventos antecedentes ao acidente. Esses antecedentes são classificados em dois tipos:

Antecedentes-estado: condições permanentes na situação de trabalho, tais como ausência de proteção em uma máquina, um ambiente continuamente quente ou barulhento, realização de trabalho com a rede energizada etc.

Antecedentes-variações: são as condições não habituais ou alterações que ocorrem durante a realização do trabalho, como uma modificação no método adotado, a ocorrência de um incidente técnico etc.

O método privilegia a análise das antecedentes variações, pois o acidente só irá ocorrer se houver pelo menos um elemento da situação habitual que tenha sido modificado. Não é esperado que ocorra um acidente considerando-se somente fatos permanentes. A ocorrência de variações conduz ao acidente.

A cuidadosa análise do diagrama, permitirá a identificação das causas que levaram ao acidente propiciando também os meios para avaliar se elas são resultado de fatores permanentes ou ocorreram em circunstâncias especiais, permitindo à organização adotar as medidas corretivas e preventivas adequadas.

Decio Wertzner – Fazer Segurança – outubro/2019.

Envie seu comentário

Cadastre-se em nossa newsletter

© Fazer Segurança T&C | 2013 - 2021 | Todos os direitos reservados.