Análise de acidentes através do método dos eventos adversos
O acidente se constitui no evento final de uma série de eventos adversos, ocorridos durante a realização de uma atividade pela vítima e sua equipe.
A análise de acidentes através do método dos eventos adversos, baseia-se na análise meticulosa do acidente, e tem como objetivo principal a identificação de forma simples, de todas as causas que contribuíram para sua ocorrência.
A técnica de análise de acidentes através do método dos eventos adversos se baseia nos seguintes princípios:
-Ser simples;
-Ser baseada na identificação rigorosa dos eventos que levaram ao acidente;
- Permitir a identificação das situações de perigo presentes no local de trabalho, visando a sua eliminação de forma a impedir a ocorrência de acidentes semelhantes.
Entendemos por evento adverso, a ocorrência ou acontecimento com o potencial de causar lesões ou agravos à saúde.
O acidente é apresentado através da cadeia de eventos que aconteceram até a sua ocorrência. Os eventos perigosos são graficamente apresentados paralelamente a linha sequencial de tarefas que deveriam ser realizadas, visando a identificação das falhas e a busca de medidas de prevenção, reunindo as informações necessárias para elaborar o Diagrama de Eventos Adversos.
O diagrama de eventos adversos, nada mais é do que a representação gráfica das tarefas que compõe a atividade que está sendo executada, que são sequencialmente anotadas em retângulos, permitindo a inserção dos eventos adversos identificados em cada tarefa, e que levaram à ocorrência do acidente.
A análise do diagrama de eventos adversos permitirá a análise desses eventos, e a indicação das medidas preventivas, informações essas que são reunidas na planilha de medidas preventivas.
Por exemplo, sabemos que a atividade de preparar um bolo de fubá, é composta de 6 tarefas que devem ser executadas sequencialmente. São elas:
1. Bater os ingredientes no liquidificador;
2. Acrescentar uma colher de sopa de fermento;
3. Untar uma assadeira grande com buraco no meio;
4. Polvilhar com farinha de trigo;
5. Colocar em forno pré-aquecido, começando a esquentar;
6. Manter o fogo médio por 20 minutos.
Vamos supor agora, que o bolo tenha ficado cru e não tenha crescido.
A análise através do diagrama de eventos adversos do que deu errado, irá possibilitar a prescrição das medidas de prevenção.
No nosso exemplo:
Tarefa 1 - Evento adverso: Foi acrescentada uma colher de chá de fermento ao invés de colher de sopa; Medida de prevenção: Ler a receita com atenção, usar medidor.
Tarefa 2 - Evento adverso: O forno não foi pré-aquecido ; Medida de prevenção: Retreinar o cozinheiro
Para conhecer em detalhes, o curso de aplicação do método dos eventos adversos para a análise de acidentes, entre em contato conosco através do e-mail: contato@fazerseguranca.com
Decio Wertzner – Fazer Segurança – junho/2021.